Os mockups são reproduções de uma ideia que mais se
aproximam da realidade, em tamanho real, mas que não precisam reproduzir,
necessariamente, suas funções. Como as
maquetes nos ajudam a entender os projetos de forma global, e muito dos problemas
futuros são antecipadamente contornados por causa disso.
Muitos dos projetos desenvolvidos por designers não podem
ser reproduzidos em forma de protótipos, ou pelo custo, ou por estarem
realmente em uma escala maior. São feitos, nestes casos, modelos em escalas
reduzidas, mas se assemelham as maquetes usadas na arquitetura.
A tecnologia vem invadindo há vários anos diversas áreas de
atuação em diferentes setores dos serviços, por mais que softwares de modelagem
3D nos possibilitem uma visualização e analise mais próximos da realidade, ela
não é, de fato, real. Este fato nos remete novamente a importância do modelo
físico que, por sua vez foi, também, fortemente modificado pelos avanços
tecnológicos.
Assim como os modelos 3D virtuais e outros adventos
tecnológicos exerceram grande influencia e modificaram a maneira e a dinâmica
de se projetar, a tecnologia também atingiu a modelagem física. Quando falamos
desta tecnologia, estamos nos referindo a algo que realmente modificou
determinados parâmetros, principalmente quando pensamos no quesito tempo.
Certamente, as novas tecnologias que foram incorporadas ao
processo de confecção de um mockup, ofereceram novas possibilidades e alteraram
esse contexto. No entanto é importante dizer e deixar bem claro que o trabalho
do modelista é muito importante, e na opinião de muitos especialistas é
imprescindível e insubstituível. Por mais que este trabalho tenha ganho uma
nova dinâmica que se modifica ainda mais com novas ferramentas que vem
surgindo, nada pode substituir o trabalho do homem no que diz respeito ao
contato com o material, sua compreensão e o entendimento de suas limitações. A
sensibilidade do modelista é realmente muito importante para o bom andamento da
fase de desenvolvimento de um modelo e consequentemente para o sucesso do
resultado final.
Vale lembrar e ressaltar que o homem e a maquina
devem andar juntos nessa área de atuação, ou seja, a interação do modelista com
a tecnologia pode ser mais um ponto ganho para o design de produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário