Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

História da Moda Editorial Prº Fernando Pires

 Chapéu Coco
O pequeno chapéu rijo, geralmente preto, com copa arredondada e aba curva nas laterais nasceu no ateliê do lendário chapeleiro londrino Lock, criado no inicio do século XIX por encomenda do renomado William Coke, incentivador da agricultura. Coke procurava, para os guardas que protegiam as caças, um chapéu que evitasse serem incomodados por galhos e ramos de árvores.
No início, o chapéu chamou-se coke, em referência ao proprietário de terras. O nome bowler (chapéu-coco) surgiu em 1850.
Leque
Cerca de 5 mil anos atrás, os leques, feitos de papiro, folhas de palmeira ou penas de pavão, eram usados pelas civilizações. No Egito diferenciavam classes sociais; na China refrescavam, em grande variedade de formas e materiais. No Egito antigo, grandes leques de papiro se moviam a força escrava para refrescar seus amos. Pessoas inferiores eram proibidas de pisar na sombra projetada pelos leques no solo. Os chineses, mais democráticos no uso do leque, criaram modelos combinando tecidos de seda, armação de bambu e cabo de laca, além daqueles montados com plumas de pavão real, ricos em cores.

Texto: ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário